Sou 60 no Sempre um Papo

Olá,

No dia 07 de Novembro de 2017 estive no Projeto Sempre Um Papo aqui em Beagá onde a jornalista Roberta Zampetti conversou sobre a sua primeira obra literária. Roberta realizou inúmeras pesquisas sobre a maturidade e a longevidade na busca por se entender melhor. Desse processo nasceu o programa Sou 60, que começou a ser veiculado pela Rede Minas há mais ou menos um ano e está disponível gratuitamente no youtube. Já é um sucesso e em breve será exibido nacionalmente. Oba! Também será lançado um site onde serão hospedados todos os conteúdos acumulados pela autora.

Alguns personagens entrevistados por ela compartilharam as suas experiências com o público do evento. Me diverti com o senhor paraibano que descobriu que existia depressão quando chegou a Minas Gerais. Bem humorado, contou que imaginara que depressão era algum tipo de comida muito comum por essas bandas. Justificou a sua ignorância em relação ao termo explicando que no nordeste não se conhece esse sentimento. Aconselhou-nos a viver com mais autonomia sem nos preocuparmos tanto em agradar aos outros. Ótima dica! Vamos nos movimentar mais e depender menos.

Iniciei a leitura do livro e de cara identifiquei-me com a Roberta. Embora em fases diferentes da vida, ambas buscamos novos propósitos, com a intenção de entender o que realmente nos preenche e dá satisfação. Assim como ela, venho transformando o meu aprimoramento pessoal em uma ferramenta de utilidade pública. E por fim, acreditamos que o conhecimento e a conscientização promovem grandes transformações. Não dá para fechar os olhos para os mais vividos e fingir que eles não fazem parte da sociedade, é preciso trazê-los para o centro da convivência e criar espaços para que eles interajam naturalmente com todas as idades.

Amei o prefácio do livro da Roberta escrito pelo médico gerontólogo Alexandre Kalache. Ele incentiva a interação geracional em todos os ambientes, incluindo o escolar, uma vez que estamos perdendo esse costume dentro de nossas próprias casas, famílias e ambientes profissionais. A velhice não chega de repente, embora a sensação geral seja a de que um belo dia nos enxergamos velhos. Então a recomendação é começar a se preparar desde cedo. Uma juventude saudável é um grande passo para se ter uma velhice com uma boa qualidade. Bora lá? Eu estou me preparando.

Com carinho,

Julia

juliabello-lançamentolivrorobertazampetti

fonte da imagem: Julia Bello.

Anúncios

Um comentário sobre “Sou 60 no Sempre um Papo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s