Quando a quietude é necessária

Olá,

Já falei aqui como eu lido com a solidão e como ela é importante para entendermos quem nós realmente somos. Com a solidão vem a quietude, a tranquilidade de espírito, o sossego e que trazem uma sensação maravilhosa de completude.

Percebo que assim como o barulho e a bagunça são grandes geradores de estresse para as pessoas normais, também o são para o portador da doença de Alzheimer. A diferença é que o seu grau de tolerância é bem menor.

Imagine que esse doente já convive com uma constante confusão mental, de forma que em alguns momentos ele entende o que se passa ao seu redor e em outros, nada do que acontece faz sentido para ele. O nervosismo que vem com a desorientação, somado à bagunça e ao barulho excessivo, potencializa a resposta emocional.

Dessa forma, não há nada melhor do que o aquietamento para fazer com que o portador de D.A. se reconecte com ele mesmo e acalme os seus ânimos. Uma música tranquila pode ajudar em muito esse processo. Uso muito a bossa nova.

É possível promover o convívio social desde que sejam respeitados os limites de cada um. A interação pode ser super benéfica, trazer um sentido de pertencimento se ela é consentida e acontece no tempo do paciente. No momento em que ele expressar cansaço, é hora de encerrar as atividades e ir para casa descansar.

Sinto-me realizada quando consigo que a minha mãe faça coisas que ela sempre fez e sinta-se bem com isso. Hoje mesmo a levei para cortar e pintar os cabelos. Tudo transcorreu muito bem e ela se sentiu valorizada com o visual novo. Conservar a vaidade é essencial para a autoestima e colabora diretamente com a vontade de estar cada vez melhor.

Com carinho,

Julia

juliabello-quietude-sarahrenwick

 

fonte da imagem: portfólio Sarah Renwick

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s