Testamento Vital, entenda e reflita sobre a sua importância na vida de todo mundo

Olá,

Devido à minha experiência como cuidadora principal do Alzheimer, sei que uma das questões mais complicadas dessa tarefa é decidir sobre o melhor tratamento para a pessoa que tem a doença e está incapacitada de exercer o seu direito de escolha. Eu procuro colocar-me no lugar da minha mãe e busco honrar as suas preferências. No entanto, às vezes isso não é o suficiente porque esbarro-me em atitudes opostas ao comportamento usual dela. Então é preciso parar e repensar.

Outro dia, a assistente social Ruth Myssior, que trabalha há muitos anos com os 60+ aqui em Belo Horizonte, comentou sobre o testamento vital. De acordo com o site testamento vital, é um documento, redigido por uma pessoa no pleno gozo de suas faculdades mentais, com o objetivo de dispor acerca dos cuidados, tratamentos e procedimentos que deseja ou não ser submetida quando estiver com uma doença ameaçadora da vida, fora de possibilidades terapêuticas e impossibilitado de manifestar livremente sua vontade.

Teria sido um alívio se a minha mãe tivesse se preocupado em fazer esse tipo de reflexão quando ainda era possível. Por isso, compartilho essa informação aqui com o intuito de você se conscientizar sobre a importância de planejar melhor a sua vida, principalmente quando não tiver mais a capacidade de gerenciá-la. Sei que não é uma tarefa muito agradável de se fazer e muitos não se sentem preparados para executá-la, mas pense em seus parentes, em como isso pode ampará-los em futuro de cuidados e dúvidas.

Para mais informações acesse o site: http://testamentovital.com.br/

Com carinho,

Julia

juliabello-testamentovitalfonte da imagem: site mariana gonçalves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s