100% Feliz? Só que não.

Olá,

O psiquiatra Daniel Barros esteve no canal do youtube “Eu Vejo” falando sobre como ninguém é 100% feliz o tempo todo. Não poderia concordar mais com ele. Vivemos em um mundo recheado de cobranças. Já presenciei situações, no mínimo esdrúxulas, onde uma pessoa passava da extrema tristeza para a extrema alegria em segundos, somente para preservar uma falsa aparência de felicidade. Até que ponto chegamos!

Além de não sermos felizes com o parceiro, também não o somos com o corpo, com a carreira ou com os nossos bens. Que coisa danada é a inveja alheia que nos traz a sensação de que a vida do outro é muito melhor do que a nossa? Toda vez que essa sementinha começa a brotar na minha mente eu procuro levar esse pensamento para longe, antes que ele me invada e repito o mantra que aprendi no Mindfulness: “Oi pensamento, obrigado pensamento, tchau pensamento”. Mas se estou fragilizada por algum motivo, esse esforço será ainda maior.

Ouço muito falar que o Alzheimer pode ser uma válvula de escape para pessoas que não conseguem lidar bem com a sua realidade, com as frustrações e infelicidades, dessa maneira, poderia ser causado por questões psicossomáticas. Será? Não duvido. Vivemos em um mundo de aparências e nos isolamos a cada dia por motivos diversos. Pessoas sozinhas ou sem atividades sociais, tendem a desenvolver hábitos e comportamentos próprios, o que, com frequência, dificulta as relações interpessoais.

Já é conhecido que um histórico depressivo pode desencadear doenças mais graves como o Alzheimer. Sabemos que a pessoa com depressão costuma estar presa a acontecimentos do passado e a pessoa com Alzheimer perde a memória recente, lembrando-se somente de fatos do passado. Coincidência? Pode ser. No entanto, sei da importância de estar no presente e não no passado ou no futuro para manter a mente sã e quem sabe, se sentir feliz de vez em quando. Vamos tentar?

Com carinho,

Julia

juliabello-obvious

fonte da imagem: site obviousmag.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s