Conaz 2017: Reflexões

Bom dia!

Neste Domingo terminou o Conaz, Congresso Nacional de Alzheimer online. Não assisti a todas as palestras, em alguns momentos não tive disponibilidade de tempo e em outros de interesse mesmo em ver o conteúdo. O material mais importante para mim estava relacionado ao cuidador, que é o meu caso, porque são atitudes que podemos realmente utilizar no nosso dia-a-dia.

Gostei das dicas simples da gerontóloga Thaissa Bessa relacionadas a produtos que podem ser utilizados dentro de casa para melhorar a funcionalidade da casa como as fitas adesivas que podem ser coladas no chão do banheiro para evitar escorregões. Serve para todo mundo, aliás.

Também achei interessante a fala da Ana Katharina Leite, terapeuta ocupacional cujo trabalho já conhecia antes, que propôs maneiras simples de estimular o portador do Alzheimer. São interações que aproveitam a estrutura da casa para motivar reflexões sobre: as fotos dos porta-retratos da sala, as matérias do jornal, os programas da tv, entre outros.

A fala da médica psiquiatra Sueli Mozeika, que também é cuidadora familiar de sua mãe, foi assertiva e necessária, chamando a atenção dos cuidadores para a importância do autocuidado, da manutenção da autoestima, de não guardar rancor e também evitar alimentar sentimentos de culpa e de raiva. Faça a sua parte e não fique esperando que o outro também faça por livre e espontânea vontade. Se precisa estabelecer regras e tarefas, estabeleça-as.

O fisioterapeuta, personal trainer e gerontólogo Marco Lopes faz um trabalho incrível ensinando exercícios físicos para serem feitos em casa, sem a necessidade da utilização de aparelhos de ginástica ou pesinhos. Super acessível! Imprescindível a realização de sessões diárias de alongamentos, tenho feito, principalmente para a região do pescoço, pois ajuda no relaxamento e na circulação sanguínea da cabeça com benefícios para as nossas atividades cerebrais, que comandam todo o corpo.

Com carinho,

Julia

juliabello-conaz2017

fonte da imagem: conaz.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s