O Alumínio e o Alzheimer

Bom dia!

Na semana passada conheci um médico que me disse que o Dr. Alois Alzheimer, quando analisou o cérebro de doentes de Alzheimer, percebeu que ali havia grande concentração de alumínio. Não sei se esse fato realmente ocorreu, mas já existe a comprovação do seu malefício nos dias de hoje.

Faz tempo que tenho uma ideia do mal que o alumínio pode fazer ao nosso organismo, mas não imaginava que a coisa era tão séria. Segundo matéria do site Alzheimer 360 com o médico paulista Dr. Rondó, o seu excesso pode provocar problemas respiratórios e neurológicos (Alzheimer, Parkinson, demências, Autismo), enfraquecimento dos ossos, queda de cabelo, unhas fracas, constipação, cólicas, náuseas, fadiga, entre outros.

Para prevenir-se dessa intoxicação pode ser interessante evitar:

  • O uso de panelas de alumínio ou papel alumínio no preparo de alimentos;
  • A utilização de produtos em embalagem de alumínio (pastas de dente, refrigerantes, cervejas e sucos);
  • O uso de produtos que contenham alumínio em sua composição (batons, desodorantes, cremes, etc);
  • Ingerir antiácidos à base de alumínio.

Existem alguns elementos que auxiliam no combate ao excesso de alumínio e outros metais pesados (chumbo, mercúrio) no nosso organismo como o enxofre, que está presente na cebola e no alho. Ainda bem que eu amo comida com muita cebola e alho! Aliás, outro dia descobri que também a casca do alho contém nutrientes, então passei a fazer algumas receitas utilizando o alho com a sua casca. Experimente comê-lo depois do cozimento, fica suave e cremoso!

Em uma busca rápida já descobri que o meu desodorante precisará ser trocado, uso o zero perfume roll on da Johnson’s. No entanto, entre cremes e shampoos ainda não encontrei outro com alumínio. Que bom. O que percebi foi que a maioria das pomadas medicinais compradas em farmácias estão em embalagens de alumínio. Nesse caso ainda não sei como fazer, vou pesquisar. Acredito que o problema maior mesmo é na alimentação. Fiquem atentos e busquem mais informações sobre o assunto. Toda contribuição é bem vinda!

Com carinho,

Julia

juliabello-diariodonordeste

fonte da imagem: diário do nordeste

Anúncios

2 comentários sobre “O Alumínio e o Alzheimer

  1. Carmen Regina Grossi Araujo disse:

    Muito interesante o seu texto, Julia. Há uns dez anos , fiz uma cirurgia para retirar a vesícula. O meu cirurgião, Dr Agnaldo Soares Faria, fez essa recomendação. Desde então, utilizo panelas e utensílios de inox e vidro. E qdo utilizo o papel alumínio, sempre coloco o lado mais brilhante fechando o recipiente . Bjo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s