A Invisibilidade da Maturidade

Olá!

Em praticamente todos os conteúdos que leio sobre a maturidade se fala da tal invisibilidade que principalmente as mulheres adquirem ao atingir certa experiência de vida. Falta uma linguagem que as represente, que entenda os seus gostos e necessidades. A publicidade, a moda, a beleza, a medicina, as empresas e a educação são algumas das áreas que necessitam atualizar a forma de lidar com esse público.

O livro “A Revolução das Sete Mulheres” mostra depoimentos de mulheres que se incomodam por serem mostradas a partir de estereótipos. Não se sentem como as idosas de antigamente, são vaidosas, produtivas e sociáveis. Acima de tudo, querem preservar a sua individualidade e a liberdade de escolha.

Fogem dos tem que vestir roupas sóbrias, tem que usar cabelos curtos, tem que pintar os cabelos ou tem que frequentar um mundo reservado para a terceira idade. A paixão, seja por elas mesmas, outra pessoa ou um novo projeto faz com que mantenham a chama da vaidade acesa.

Dentro desse panorama, para mim se torna interessante voltar o meu olhar para o universo de minha mãe. Posso afirmar que viveu fora dos padrões convencionais e buscou a sua autenticidade. Mesmo hoje, com as limitações que o Alzheimer lhe trouxe, conserva a sua personalidade. Quer escolher as suas roupas, acessórios, comida e programa de televisão. Usa maquiagem todos os dias.

Percebo que ela entrou para outra categoria de invisíveis, que é a dos doentes sem “cura”. No entanto, quem convive com ela, vê que ali também não existe regra, cada caso é um caso. Hoje mesmo, ao conversar sobre o seu estado de saúde ouvi a seguinte frase: engraçado, era para ela estar piorando, mas está melhorando. Raramente vejo o Alzheimer ser representado com essa vitalidade.

Com carinho,

Julia

juliabello-linguagemdocoração

fonte da imagem: site linguagem do coração

Anúncios

2 comentários sobre “A Invisibilidade da Maturidade

  1. Marilia Imbelloni Hosken disse:

    Um bom jornal deveria ter um
    espaço especial para suas crônicas. Além de bonitas e bem escritas dão uma grande ajuda. Deus a abençoe pela filha que é.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s