Lisa Genova para TED

Olá,

Por sugestão de uma amiga, hoje assisti à palestra da neurocientista e escritora Lisa Genova para o TED. Lisa é autora do livro que deu origem ao filme “Para Sempre Alice” e TED é um evento mundial que dá oportunidade para que expoentes de diversas áreas falem brevemente sobre um assunto que promova um alto grau de interesse em uma audiência de milhões.

Lisa inicia a sua apresentação comentando que dentre as pessoas ali presentes, ou elas desenvolverão o Alzheimer ou cuidarão de alguém com a doença em alguma etapa da vida. De algum modo, essa doença os irá afetar. No entanto, mesmo possuindo os genes da doença, é possível preveni-la ou atrasá-la ao colecionar noites de sono profundo (limpa o cérebro dos “lixos” acumulados) ou manter-se em constante aprendizado, aumentando a reserva cognitiva.

Mas, se mesmo assim você for diagnosticado com o Alzheimer (como a avó de Lisa o foi), continue com a sua vida, pois não irá morrer amanhã. As suas memórias afetivas não serão afetadas, ainda será capaz de compreender o amor e a alegria. Poderá não lembrar o que foi dito, mas lembrará de como se sentiu.

Vivencio com a minha mãe muito do que foi dito pela Lisa. Apesar de ela ter mantido o seu intelecto ativo, isso não a impediu de desenvolver o Alzheimer. Desde que iniciou o tratamento não deixou de viver, viajar, fazer amizades, se divertir. E hoje, para que se conecte com ela, há de se partir do sentimento, da empatia. Ela sempre se lembra de quem a faz sentir bem.

A palestra completa você acessa abaixo:

 

Com carinho,

Julia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s