Mais aveia, por favor!

Olá!

A minha história com a aveia remonta à minha infância. Lembro-me muito bem da minha irmã mais velha contando sobre a “comida de dinossauro”, como ela apelidara a mistura de leite morno, aveia e açúcar mascavo. Essa era a garantia que a minha mãe nos dava de que cresceríamos saudáveis, talvez fortes como essas imensas criaturas pré-históricas um dia foram! Aliás, pode ter sido por isso que certa vez perguntei à mamãe se a mesma vivera na época dos homens das cavernas. Como a nossa imaginação pode nos levar longe! Adoro essa inocência infantil.

Há alguns meses, fizemos uma consulta com uma médica especializada na Medicina Indiana (Ayurveda) e ela nos orientou a ingerir uma espécie de mingau de aveia em flocos (sem leite) de duas a três vezes por semana. Fiz esse mingau algumas vezes e não agradou muito. Não desisti, no entanto, preciso testar novas receitas para ver se ele engrena no nosso cardápio. Por hora, resolvi adicionar esse cereal ao nosso suco matinal: uma mistura de banana, mamão e água e está funcionando bem.

Só então, ao folhear um livro excelente chamado Plantas Medicinais em Casa que comprei há alguns meses na Fnac , entendi o porquê da recomendação da médica, lá diz assim: “… é um bom equilibrador do sistema nervoso, já que pode tanto tonificar quanto relaxar. O seu efeito relaxante se deve ao conteúdo de pequenas quantidades de um alcaloide não tóxico, a avenina, de acentuado efeito sedativo. (…) é muito eficaz para estimular a capacidade física e mental, sendo ideal para as crianças em idade de crescimento, convalescentes e esportistas, ou pessoas que realizam grande atividade muscular e intelectual. (…) contribui na melhora da digestão. Ajuda também a diminuir o colesterol e a glicose.”

No caso de mamãe, que tem problemas com o sistema nervoso, a digestão e o colesterol, a aveia pode ser um santo remédio se ingerida com frequência. E no meu caso, preciso trabalhar a digestão e turbinar o cérebro. Como dizem na Ayurveda, corpo saudável é aquele que possui uma boa digestão. Compartilhe a sua experiência em relação a esse assunto!

Com carinho,

 

Julia

juliabello-dicasdemulher

fonte da imagem: site dicas de mulher

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s