Autonomia e Independência

Olá,

Na semana passada escrevi sobre Arteterapia, que é uma maneira alternativa ao modo convencional de nos expressarmos, vocês podem ler o texto aqui. Hoje quero falar sobre autonomia e independência que são ferramentas essenciais para a manutenção da autoestima garantindo o direito de nos manifestarmos. Reaprendi esses conceitos outro dia em um vídeo que faz parte de uma série de quatro, oferecidos pelo Curso de Cuidador de Idoso. Quem comenta sobre o assunto é a psicóloga Raquel Noel Ribeiro que tem Doutorado na área de cuidados ao idoso.

Autonomia, de acordo com o dicionário Michaelis, é a capacidade de autogovernar-se, de dirigir-se por suas próprias leis ou vontade própria; soberania. Ou seja, no nosso dia-a-dia, é a habilidade de tomar decisões. No caso da minha mãe, que já não realiza trabalhos muito complexos, consigo que ela preserve a sua autonomia quando dou a ela a chance de escolher a roupa que irá usar, o alimento que irá ingerir ou o programa de tv que irá assistir. No entanto, a quantidade de opções ofertadas deve ser de no máximo duas, para não gerar confusão mental.

Já o termo independência, segundo o mesmo dicionário, é a falta de relação de subordinação entre duas ou mais coisas. Ou seja, no mesmo contexto da minha mãe, é a sua capacidade de executar tarefas sozinha (mesmo que assistida de perto no caso de ter dificuldades), sem se sentir frustrada ou oprimida pela autoridade de outra pessoa sobre a sua vida. Exemplo: fazer o sanduíche para o café-da-manhã, trocar de roupa, tomar banho entre outros.

À primeira vista, esses conceitos podem parecer bobos, mas avaliando com calma, uma pequena mudança de atitude pode fazer muita diferença na vida de alguém que depende de outrem para realizar as suas tarefas cotidianas. Quantas vezes escolhi a roupa para a minha mãe vestir ou fiz o seu café-da-manhã querendo poupar tempo ou mesmo agradá-la. Excesso de amor e zelo também fazem mal, foi o que aprendi. Ter autonomia e independência faz com que a pessoa se sinta viva e parte da sociedade em que está inserida. A consequência disso tudo é que os quadros de saúde tendem a melhorar e a vontade de viver também.

É bom fazermos, nesse momento, uma pausa para reflexão. Não seria a autonomia e a independência algo primordial para qualquer ser humano? O que vocês acham sobre esse assunto?

 

Com carinho,

 

Julia

juliabello-glowchef

fonte da imagem: site glowchef

Anúncios

2 comentários sobre “Autonomia e Independência

  1. Maria Madalena Q. O. Mansur disse:

    Muito bom Júlia! É essencial a pessoa realizar tarefas, mesmo que pequenas para nós; mas pra eles faz uma enorme diferença!
    Parabéns pelo texto!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s