Tudo lindo?

Bom dia!

Difícil começar esse texto. Tudo Lindo? Essa frase me foi enviada via mensagem no facebook e me fez refletir sobre a tristeza e as dificuldades que nos acompanham no dia-a-dia do cuidado de um ente querido com o Alzheimer. Pensei: será que o meu texto anterior levou as pessoas a acharem que é tudo lindo?

Creio que não deixei de comentar que passei por momentos de muito sofrimento e que isso transformou a minha vida profundamente. Mas enxergo essas mudanças, como algo positivo. Precisei de acompanhamento especializado para conseguir chegar ao ponto onde cheguei. Agradeço a cada profissional que me ajudou e tem me ajudado. Não é como receita de bolo. O importante é que esse tratamento é compatível com os meus valores de vida.

Para mim a maneira de encarar a vida conta muito. Sempre fui meio “Pollyanna“. Quem se lembra desse livro? Era uma história sobre uma criança cuja brincadeira predileta se chamava “o jogo do contente”. Esse jogo consistia em ver o lado bom de todas as coisas tristes. Li esse texto quando era adolescente e é um clássico. Ele me inspira até hoje. Quem se animar a ler, recomendo.

Aviso: não deixe de viver a tristeza, ela também merece ser vivida. Quando estiver triste, chore. Se tiver raiva, bata em uma almofada (não nos outros rsrs). Se estiver deprimida, se permita alguns instantes de isolamento e reflexão. Todos os sentimentos merecem ser vividos para que possamos construir uma mente sadia. Mas nenhum em exagero!

Para cuidar de alguém com o Alzheimer, é fundamental estar com o psicológico equilibrado. O nosso doente será o reflexo do nosso comportamento e emoções. Por isso esteja bem para tratar bem. E isso serve para todos os nossos relacionamentos, não é mesmo?

Com carinho,

Julia.

fonte da imagem: site viva mais verde

Anúncios

Um comentário sobre “Tudo lindo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s